Matéria atualizada em 08/maio/2017, 10h19min

Está programada para o dia 20 de maio, das 9h às 12h, na sede da EEP em Porto Alegre,  a Jornada de encerramento do cartel psicanálise com crianças.  cujo tema será A tecnologia e os jogos na psicanálise de crianças e adolescentes.

Integrantes da EEP membros de  grupos e cartéis acerca da infância, bem como  interessados no tema,  estão convidados a compartilhar suas produções na Jornada.

As insrições encerram-se no dia 19 de maio e podem ser feitas pelo email da escola (eepsicanaliticos@terra.com.br).

“Temos o infantil no adulto e também o infantil, em vias de construção, na infância. Ficaremos com o segundo tema, mais precisamente quando a construção do infantil na infância e na puberdade encontra-se ameaçada. Dessa forma pensamos poder dizer de nosso trabalho como psicanalistas. No que concerne à atualidade, a revolução que o mundo virtual cria leva-nos a diversas indagações. Em outras épocas, muitos se indagaram sobre os efeitos da televisão, sobre os velozes automóveis, sobre a mãe que deixava o lar e as crianças para trabalhar… Hoje, essas podem parecer-nos perguntas ultrapassadas, mas o que temos é que a cultura e suas transformações, com ênfase naquelas encaminhadas pela técnica, operam alterações em nosso modus vivendi e na psicopatologia.

Que se tenha notícia, nenhuma publicação psicanalítica precisou se interessar por alguém ter levado uma televisão para o consultório do analista, mas os computadores já entraram e temos questões relativas a isso. Poderíamos, no caso das crianças pequenas e nas maiores, tomar o virtual como mais um brinquedo, um desenho, um material lúdico? Terá o mesmo estatuto?”

 


Programação

09h

A “narrativa” de um jogo como busca de simbolização
Apresentação: Carmen Franzen
Debatedora: Vânia A. Pattussi

 

09h45min

O uso dos eletrônicos e a repetição: três recortes clínicos
Apresentação: Nair Macena de Oliveira
Debatedora: Denise Nunes Mousquer

 

10h30min

“Correndo atrás da máquina”
Apresentação: Maria Marta Só Vargas de Oliveira
Debatedora: Miriam Carvalho Guirotane

 

11h15min

O que Stefan Zweig nos ensina sobre os jogos eletrônicos
Apresentação: Conceição de Fátima Beltrão Fleig
Debatedor: Mario Fleig

 

Inscrições: R$60,00

Membros e proponentes da EEP, isentos de taxa de inscrição

Skype*- necessário combinar antecipadamente com a secretaria; pessoas da mesma localidade devem reunir-se em única conexão.

Obs.: Inscrições na secretaria, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Vagas limitas, prazo até 19/05.